É uma boa opção terceirizar a recepção da sua empresa?

terceirizar a recepção

Terceirizar a recepção ou contratar um funcionário por conta própria? A função de recepcionista dentro de uma empresa parece ser uma das mais simples. Atender ligações, entregar mensagens, recepcionar clientes. Quão difícil poderia ser executar essas tarefas?
À primeira vista, podemos pensar realmente que esse funcionário não exige tanta atenção ou cuidado em sua contratação e treinamento. Quando pensamos em terceirização, geralmente buscamos economia e praticidade.
A aparente simplicidade do trabalho, porém, pode ser uma grande armadilha. Já falamos em diversos blogs em como a limpeza de uma empresa é importante e é muitas vezes negligenciada. Falamos também de como a terceirização, que trás economia de dinheiro e de tempo, é nesses casos a melhor alternativa porque com ela, além do investimento menor, obtém-se também qualidade e funcionários bem treinados.
Com a função de recepcionista, isso não é diferente. Neste artigo, veremos por que motivo terceirizar a recepção é a melhor escolha para a sua empresa.

Profissionalismo garantido ao se terceirizar a recepção

O recepcionista é, geralmente, a primeira pessoa com a qual um visitante tem contato ao entrar ou ligar para uma empresa. Como esse funcionário se portará, como lidará com as diversas pessoas em diversas situações, tem grande peso para uma companhia.
Primeiramente, o recepcionista carregará muito da imagem que a sua empresa pretende passar. Se ele não possuir, então, pleno domínio de suas funções, bem como as qualidades (habilidades comunicativas, educação etc.) necessárias para executá-las, pode ser um grande problema.
A função não é tão simples quanto aparenta ser. A primeira impressão conta muito e as pessoas vão lembrar de como foram recebidas. O treinamento é, portanto, muito importante. Porém muitas empresas enfrentam o problema de não contar com o orçamento ou a capacidade de oferecer aos seus colaboradores recém-contratados a orientação e treinamento necessários.
Recepcionistas terceirizados, por sua vez, já possuem um treinamento prévio. Isso não é algo com o que você precisa se preocupar. Com a terceirização, seu recepcionista saberá como se portar, terá sempre uma atitude profissional e estará sempre uniformizado para receber bem todos os seus visitantes.
Além disso, não podemos esquecer de que a terceirização sempre disponibiliza novos funcionários caso ocorram faltas ou afastamentos. Funcionários tão capacitados quanto. Um funcionário próprio pode faltar e você terá de lidar com uma recepção vazia até que possa encontrar um substituto.

A terceirização da recepção e a identidade da empresa

Devemos lembrar, no entanto, que cada empresa possui uma imagem própria e processos básicos que se diferem entre si.
Então, ainda que o treinamento não seja necessário, algumas orientações iniciais são sempre importantes! Qual o tipo de cliente da sua empresa? Como você prefere que eles sejam recebidos e atendidos? Qual os horários de atendimento dos diferentes setores? Qual a localização dos escritórios? Informações básicas como essas garantirão um recepcionista terceirizado capaz, familiarizado e de acordo com as suas necessidades.
Não esqueça também de selecionar bem o seu parceiro para terceirizar a sua recepção. A qualidade do serviço depende disso. Portanto, escolha uma empresa com experiência e comprometida em oferecer o melhor para você. Nós, da Limpecom, estamos no mercado desde 2011, ajudando muitas empresas na caminhada em direção ao seu sucesso. A qualidade e o seu conforto são nossos prioridades. Estamos sempre disponíveis caso você queira mais informações! Liga para a gente: (16) 3461-2000!

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Imagem: Shutterstock

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