Pragas em restaurante: como controlar e combater?

Não há nada mais prazeroso do que comer em um estabelecimento limpo e seguro de bactérias. Ambiente limpo é lugar de comida saudável e livre de bactérias e doenças! Quem não conhece algum amigo que já foi parar no hospital por causa de intoxicação alimentar? Pois é, mesmo com a fiscalização da vigilância sanitária, esse tipo de acontecimento é bem comum no país.
Algumas pragas gostam de fazer moradas em lugares urbanos e o restaurante é um ótimo local para achar migalhas de comidas e buracos. Aprofunde mais sobre o assunto, conheça mais sobre os males e saiba como evitar pragas em restaurante.

 pragas em restaurante

Sem DTA no seu restaurante!

DTA é a sigla para Doenças Transmitidas por Alimentos, responsáveis por levar centenas de pessoas diariamente para hospitais por intoxicação alimentar. Elas aparecem quando micróbios, parasitas ou elementos tóxicos estão presentes no preparo das comidas em um restaurante.
Quando alguém é contaminado por alguma DTA, os sintomas podem ser leves ou pesados dependendo do indivíduo. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, abdominais, febre, olhos inchados, vômitos e fraqueza. Em um adulto, os sintomas não persistem por muitos dias e nem deixam sequelas. Porém, em crianças, grávidas e idosos, os sintomas atacam de forma mais grande – o que pode levar até à morte.

Como evitar todas Doenças Transmitidas por alimentos?

Um bom passo inicial para evitar qualquer DTA é manter o local de trabalho limpo e organizado. Deixe cada centímetro do piso, parede e teto conservados e livres de infiltrações. A limpeza deve ser diária – então, sem deslizes! Ao cumprir com todas suas obrigações de higienizações, você garante que as pragas fiquem longe do seu estabelecimento.
Todo inseto e animais têm micróbios espalhados pelas suas patas. Então não é nada agradável ter algo que anda pelos esgotos e lixos passando pelo seu restaurante, não é mesmo? E não tem jeito, qualquer descuido, eles aparecem!
A área alimentícia é muito atrativa para as pragas, eles adoram as migalhas e restos de comidas acumuladas no chão e nos lixos. Eles conseguem sentir o cheiro de alimentos desprotegidos e onde eles ficam armazenados.

pragas em restaurante

As pragas urbanas aparecem rapidamente!

Para se livrar também de todas as pragas urbanas, faça o máximo para evitar a entrada desses moradores indesejados. Além da limpeza, coloque telas nas janelas para evitar entrada de insetos.
Retire qualquer objeto sem utilidade da sua cozinha. O acúmulo faz o ambiente parecer lotado e facilita o esconderijo das pragas.
Fiscalize o funcionamento da sua rede de esgoto, qualquer brecha pode facilitar a vinda de baratas, ratos e formigas. Muitos insetos também gostam de fazer moradia em caixas de gorduras. Para evitar isso, deixe todas as caixas localizadas fora do ambiente da cozinha e armazenamento dos alimentos.

Mas elas já estão no meu restaurante, e agora?

Se alguma praga urbana já se alojou no seu restaurante, então é hora de agir rápido. Consultar receitas onlines de como matar e afastar com os insetos e bichos não adianta. Essas receitas caseiras não garantem eficácia e podem estender o tempo de moradia das pragas.
O que poucas pessoas sabem, é que as pragas quase nunca estão todas presentes nos lugares visíveis. Muitas vezes elas se escondem em ninhos dentro da parede, do chão ou em um local afastado. Apenas uma parte da infestação costuma andar pelo ambiente à procura de comida.
Então, matar apenas os insetos e animais visíveis não garante o fim da infestação no seu restaurante. Pode ter certeza que há mais ovos espalhados pelo local.
Para controlá-las definitivamente, são necessários métodos eficazes. Usar produtos de qualidade e ter pessoas com experiência na área para fiscalizar o controle de pragas. A Limpecom é uma empresa que atua no ramo de Controle e Combate de pragas desde 2011. Contrate nossos serviços para acabar com qualquer rato, barata ou formiga que pisar com suas patas cheias de doenças no seu estabelecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *