Planejamento de reforma: a lista definitiva do que preparar

planejamento de reforma4

Reformas podem ser um problemão se você não estiver bem preparado. Toda vez acontece aquele imprevisto que atrasa a obra. Mas não precisa ser assim sempre. Fazendo um planejamento de reforma antes de começar, você evita perder tempo durante o processo.
Anotaí, que essa lista vai te ajudar muito a melhorar o tempo e a organização da sua reforma.

Planejando sua reforma do início

1. A ideia

planejamento de reforma

Você já sabe exatamente o que vai fazer? Sim? Legal, agora pense de novo! Às vezes o plano original muda conforme a reforma vai acontecendo e isso pode aumentar seus custos no final.
Pensar no resultado final antes de começar vai trazer rapidez e objetividade para sua reforma. E com isso, economia.
Faça esquemas ou desenhos – cada parede, cada piso. Puxe flechas com ideias para cada uma das áreas a serem reformadas.

2.O tempo

Dependendo da extensão da reforma que você decidiu, o tempo vai ser diferente. Você pode definir um período máximo para a entrega da obra e depois verificar se ele é possível. Já esteja preparado para que este período se estenda um pouco além do planejado. Se você pretende dar uma festa, por exemplo, planeje-a com algumas semanas de margem de erro, para cobrir o tempo de possíveis imprevistos.
Para calcular o período, você tem que pensar em tempo de quebra do que está feito, de nova construção, de montagem, de secagem de materiais, instalação, limpeza pós-obra. Para facilitar, faça um cronograma com o período que deve levar cada etapa da reforma. Conforme as etapas forem acontecendo, você vai comparando com seu cronograma e adaptando-o caso necessário. Mesmo que aconteça uma diferença no prazo, pelo menos será uma diferença controlada e calculada.
Na maior parte das vezes o tempo também dependerá do próximo item no nosso planejamento de reforma.

3.Os profissionais

planejamento de reforma2
Com sua ideia em mente e seus desenhos em mãos, fale com profissionais que saibam fazer cada uma das tarefas. Arquitetos, pedreiros, encanadores, pintores. Eles te ajudarão a definir melhor o cronograma.
Algumas etapas da sua reforma serão feitas por cada um desses profissionais. E algumas têm tempo certo para acontecer. Por isso é sempre bom combinar de antemão quando começa o trabalho de um e termina o do outro.
Com estes profissionais você também deve discutir exatamente quais os materiais necessários para a reforma.

4.As listas

Faça listas! Não deixe de fazer listas! Faça mais de uma lista, se for preciso!
Pode não ser um costume seu, porém, em uma reforma, um detalhe que passe esquecido pode comprometer seu prazo e seu orçamento. Por isso: faça listas! Evite 3 viagens à casa de tintas porque você esqueceu um rolo específico, depois a cor exata da tinta, depois uma fita crepe…

planejamento de reforma3
Na sua lista de materiais coloque tudo o que você precisará. E coloque a quantidade que precisará de cada um. Especifique marcas, anote tamanhos. Não se esqueça dos itens como espelhos de luz, torneiras, tomadas, ralos.
Com uma lista completa em mãos, apostamos que vai ser mais fácil você tomar decisões pra te manter dentro do orçamento.

5.As compras

Pesquise. Barganhe. Compre.
Siga esta mesma ordem sempre. Consumidor informado tem mais argumento para negociar preço, então pesquisar é o primeiro passo. Quanto maior o número de itens que você conseguir encontrar na mesma loja, melhor.
Com a compra mais cara e volumosa, você consegue descontos maiores. E aí sim, você pode fechar negócio.
Dependendo do desconto dá até pra voltar a pensar naquela torneira mais cara que você tinha riscado da lista.
Se preferir, você pode pedir para o profissional que vai cuidar da sua reforma te acompanhar na hora da compra.

6.O preparo

Antes do início da reforma retire do local a ser reformado todos os móveis que puder. Cabos de rolos, fios e ferramentas pesadas machucam e quebram móveis e objetos.
Aqueles móveis que são difíceis ou não podem ser retirados devem ser cobertos, preferencialmente, com lona sem furos.
Não deixe equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos no ambiente. A poeira produzida nas reformas entra pelos vãos e prejudica o funcionamento deles.

7.A espera

planejamento de reforma426
Agora é a hora em que os profissionais entram em ação. Sua tarefa aqui é ter calma. Mesmo com todo o planejamento que você fez, podem ocorrer imprevistos e você tem que saber lidar com eles.
Essa fase também tem a análise, a verificação de realização de cada etapa. Aqui você vai adaptando seu cronograma se for preciso.

8.Planejamento de reforma acabou! Acabou mesmo?

A reforma não está completa se você não realizar uma limpeza pós-obra. Ela é mais minuciosa que a limpeza tradicional e utiliza produtos específicos para cada material. Assim a limpeza pós-obra é capaz de retirar todo o lixo e sujeira produzidos pela reforma.
É a última parte, mas igualmente importante,então conte com isto no seu planejamento de reforma.
E aí sim, depois de todos esses planejamentos e listas, é hora de começar! Mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *