Conheça as pragas urbanas mais comuns

As pragas urbanas mais comuns são aqueles insetos, roedores e quaisquer animais que se multiplicam de maneira descontrolada no ambiente das cidades. Seja qual for o tipo, elas devem ser evitadas por causarem doenças e prejuízos materiais e estruturais.
Todas as pragas urbanas são biologicamente resistentes e de fácil adaptação. Por isso que elas amam ambientes urbanos, pois locais úmidos, sujos e aglomerados são os habitats ideais para elas se proliferarem. Conhecer quais são essas pragas urbanas mais comuns é o primeiro passo para combatê-las. Continue lendo para conferir seus nomes e perigos:

Pragas urbanas mais comuns:

Ratos: Os ratos estão entre as pragas que mais aparecem em comércios e residências. Eles se proliferam rapidamente e tem hábitos noturnos.
Costumam roer vários objetos a procura de comida e cavar grandes túneis. São conhecidos pelas diversas doenças que transmitem, como: leptospirose, peste bubônica, hantavírus, peste negra, etc.

Eles se reproduzem de 10 a 12 filhotes por ninhada. O interessante é que não há um ciclo certo de fertilidade para as ratas fêmeas. Elas podem ser induzidas ao período fértil com a simples presença de feromônios de um rato macho. Entre os 25 e 40 dias de vida, as fêmeas já estão em idade reprodutiva. Depois de 20 dias de gestação, novas ninhadas de ratinhos já estarão chegando ao mundo.

Cupins: Famosos por se abrigarem em depósitos, eles adoram ambientes aglomerados com papéis, madeiras, tecidos. Alguns deles se hospedam em concreto, comprometendo toda alvenaria do edifício. Existem três tipos de cupins no Brasil: Cupins Coleópteros, cupins subterrâneos e cupins de madeira seca.
Eles não oferecem tantos riscos para a saúde, porém, causam danos extremos. Os cupins alimentam-se de celulose, então, são capazes de destruir qualquer suporte de madeira e estrutura das paredes.
Além do dano estrutural, eles podem destruir documentos importantes e fotografias e aí o prejuízo pode ser incalculável.
Mosquitos e moscas: Além de serem irritantes, essas pragas também transmitem muitas doenças, como: febre amarela, cólera, elefantíase, etc.
Os mosquitos se reproduzem no verão e em épocas quentes. Como há períodos de chuvas frequentes, eles aproveitam a água acumulada para depositar seus ovos. Basta a quantidade equivalente a uma tampinha de garrafa!

Baratas: Além de nojentas, elas são extremamente resistentes. As baratas também podem transmitir diversas doenças. Por onde elas passam, carregam no seu corpo diversas bactérias. Lepra, hepatite e tifo são apenas algumas das doenças transmitidas por essa praga urbana.
Quer uma informação assustadora? Cada fêmea pode produzir até 90 bolsas de ovos e cada bolsa contém 40 crias. Ou seja, em todo sua vida, uma barata pode dar vida a mais de 3 mil outras baratas! Considerando que esse inseto vive até 900 dias, dá para imaginar a velocidade assustadora da proliferação dessa praga, não é?

Formigas: Frestas nas paredes e falhas nas estruturas são convites para legiões de formigas se abrigarem no seu comércio. Elas transportam muitas bactérias, vírus e protozoários pelo seu corpo por onde passam. Juntas, elas podem causar problemas nas estruturas inteiras de construções e destruir fios e equipamentos eletrônicos em dias.
Caso elas se proliferam no seu ambiente, agilize para tomar providências rápidas! Um formigueiro comum possui mais de 100 mil formigas! Considere isso e que cada formiga comum vive 7 anos, enquanto a rainha vive o dobro.

Como acabar com essas pragas urbanas?

A prevenção é o melhor caminho. Limpeza, higiene e organização são fatores principais para evitar o surgimento de pragas. O cuidado deve ser redobrado no calor, período preferido das pragas para proliferação. Caso elas apareçam na sua residência ou comércio, deve-se chamar por empresas especializadas para um combate eficiente.

A Limpecom oferece serviço de dedetização profissional contra as pragas urbanas mais comuns. Possuímos funcionários treinados que utilizam produtos químicos seguros e fiscalizados pela Anvisa. Conheça nosso site para mais serviços especializados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *