4 motivos para se preocupar com a limpeza da cozinha de uma lanchonete!

Atualmente, muitos empreendedores têm apostado em abrir negócios que envolvam a venda de alimentos. Como lanchonetes, restaurantes e food trucks, por exemplo. E não é para menos. A chance do empreendimento deslanchar é praticamente certeira. Tendo em vista que cada vez mais as pessoas têm procurado por refeições rápidas, simples e de qualidade. Pensando nisso, se você é dono de uma lanchonete, aconselhamos que leia este blog com muita atenção! Vamos abordar o porquê da limpeza da cozinha do seu estabelecimento precisar receber atenção especial. Afinal, você não quer dar motivo para receber multa ou ter o seu negócio interditado, certo? Então acompanhe!

4 motivos para você não deixar a limpeza da cozinha do seu negócio para segundo plano:

Anvisa:

Ao abrir um estabelecimento em que haverá manuseio de alimentos, algumas regras precisarão ser cumpridas. E é justamente a Anvisa que ficará responsável em firmar e efetivar a segurança alimentar dos clientes. Sendo assim, para cumprir com o estabelecido pelo órgão, algumas medidas precisarão ser seguidas.

  • É essencial que a limpeza da cozinha seja realizada no mínimo 1 vez por dia;
  • Pode haver variações se o local for utilizado em mais de um turno ou se o estabelecimento estiver muito movimentado. Nessas circunstâncias o aconselhado é limpar o ambiente durante os intervalos. Assim, impedirá que a sujeira se acumule;
  • Utensílios utilizados no preparo do alimento, precisam ser lisos;
  • É proibido usar equipamentos que sejam de madeira.

Gordura que impregna nos equipamentos:

É muito comum que lanchonetes ofereçam uma gama de alimentos denominados fast food em seus cardápios. Isso significa que haverá muita fritura. Por conta disso, é essencial que a limpeza da cozinha seja realizada imediatamente após o término dos preparos. Uma vez que a gordura tem facilidade em aderir nos equipamentos utilizados. Uma cozinha engordurada e com saliência de restos de comida não é bonita de se apresentar. Ainda mais se os clientes desejarem conhecer como a sua refeição foi produzida.

Segurança da comida dos clientes:

A limpeza da cozinha do seu estabelecimento também é importante para manter a qualidade dos alimentos. Isso significa que se o lugar estiver desorganizado ou com temperaturas elevadas, isso certamente comprometerá a vida útil deles. Um incidente com infecção alimentar já será o suficiente para afetar a integridade do seu negócio.

Surgimento de pragas:

Um dos grandes motivos que ocasiona a contaminação de alimentos é a infestação de pragas. Locais úmidos e com restos de comida desencadeiam o seu aparecimento. Todo cuidado é pouco! Você está lidando com o público. Alimentos estragam facilmente se não manuseados da forma correta. Invista em treinamentos para que toda a sua equipe entenda sobre segurança e manipulação alimentar.

Viu só? Garantindo uma boa limpeza na cozinha do seu negócio, muitas dores de cabeça poderão ser evitadas! Pense na ideia de contratar funcionários especializados no setor da limpeza. Assim você poderá focar a sua atenção em outras obrigações enquanto a sua cozinha estiver sendo bem cuidada. Para uma limpeza caprichada, contate a Limpecom e comprove você mesmo a qualidade dos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *