Terceirização da limpeza: realmente vale a pena ou não?

terceirização de limpeza

Já se deparou com uma situação em que precisava decidir entre a terceirização de limpeza ou o “faça você mesmo”? Está vivendo algo assim nesse momento e não consegue escolher? Calma! Neste texto, já fizemos o trabalho duro para ajudar você a tomar uma decisão informada.

A terceirização de limpeza é caro?

A terceirização de limpeza para negócios costuma compensar do ponto de vista financeiro. Os ganhos já começam no gasto com pessoal.
Ao invés de ter uma equipe interna de funcionários para cuidar disso, a empresa que opta pela terceirização precisa realizar o pagamento diretamente para a terceirizada. A terceirizada, por sua vez, não depende de apenas um cliente para montar o salário dos funcionários, portanto tem condições de negociar preços melhores.
Além dessa vantagem bastante evidente, a terceirização de limpeza também ajuda na economia com produtos e utensílios. Novamente, por não depender de um cliente apenas para gerar receita, a terceirizada tem condições de negociar melhor o preço desses itens.
Empresas com uma equipe interna de limpeza precisam sempre ter em mente a situação do estoque dos produtos de limpeza. É comum vermos reuniões em que o assunto tratado é simplesmente a falta de detergente na cozinha. Em outras palavras, além da questão econômica, o processo de compra dentro de uma empresa quase nunca é simples.
Você já deve ter passado por isso: a compra de produtos e utensílios de limpeza virar um tópico de discussão. Além da situação consumir tempo, é desagradável e mobiliza recursos humanos que poderiam estar voltados para a ocupação principal do seu negócio.

A terceirização de limpeza

Terceirizar é simplesmente entregar a responsabilidade de uma tarefa para outra empresa que não seja a sua. Se você é empresário, já está familiarizado com o termo, e é possível que pratique isso com outros setores do seu estabelecimento.
Muitos administradores preferem realizar a terceirização para conseguir se ocupar mais do seu core business, ou seja, do seu negócio principal. Realmente, essa é uma das maiores vantagens para você, que toma a decisão.
A terceirização da limpeza economiza seu tempo e resolve um problema – que envolveria vários pequenos processos – com um simples telefonema.

Outras vantagens além do preço

Além do preço (fácil de calcular), existem outras vantagens que quase nunca contabilizamos. Uma delas é o trâmite necessário para manter uma equipe de limpeza dentro da empresa. A cada falta de funcionário é sempre necessário correr contra o tempo para entrevistar e selecionar um novo integrante para o grupo.
Dependendo do tamanho da sua empresa, é possível que a terceirização da limpeza seja equivalente em termos de pagamento de pessoal. A questão também fica por conta da quantidade de produtos que a empresa sempre precisa ter à mão. Verifique em nosso blog o que uma equipe de limpeza precisa para trabalhar.
Além dos materiais, um bom serviço de limpeza precisa conhecer profundamente o ramo e os procedimentos adequados para cada ambiente. Por isso vemos tantos funcionários que, sem as instruções adequadas, quebram ou danificam utensílios. A maneira mais fácil de solucionar esse dilema é simplesmente praticar a terceirização da limpeza do seu estabelecimento.
Uma terceirizada é especialista no ramo, tem todo o conhecimento necessário para treinar pessoal e manter equipes sempre funcionando. Além disso, uma empresa terceirizada cuida da própria folha de pagamentos, fornece os produtos e tem pessoal sempre à disposição para imprevistos.

terceirização de limpeza
Imagem: Shutterstock

Como terceirizar?

Terceirizar a limpeza é mais fácil do que você imagina. Basta entrar em contato com uma empresa do setor e eles cuidam do resto. Nós da Limpecom, por exemplo, oferecemos soluções para todos os tamanhos e tipos de empresa, com qualidade e profissionalismo. Entre em contato: (16) 3461-2000!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *