Sustentabilidade é importante! Saiba como separar lixo na sua empresa!

separar lixo

Atualmente, estamos vivendo em uma sociedade muito consumista. O consumo desenfreado leva a uma enorme quantidade de bens de consumo produzidos – e, em grande parte, também jogados fora. Sacolinhas, papéis, latas, embalagens, canudos… É uma grande quantidade de materiais que, muitas vezes, são usados uma vez e logo depois descartados. Sendo assim, para que o impacto na natureza seja minimizado, é importantíssimo que tenhamos o hábito de separar lixo para reciclagem. Hoje, falaremos um pouco de como é importante reciclar e também como colocar essa boa ação em prática na sua empresa! Preste atenção:

Por que separar lixo para reciclagem é importante?

Reciclar é a mesma coisa que reaproveitar materiais, de maneira que eles possam voltar ao seu estado original. Dentre os materiais que podem ser reaproveitados, podemos citar aqueles feitos de papel, plástico, vidro e metal. Sendo assim, é importante que se faça sua separação. Dessa maneira, o processo de reciclagem ajuda a diminuir os gastos de recursos naturais para a fabricação novos produtos. Como consequência, preservamos o meio ambiente para o futuro.
Caso você se interesse por esse assunto, indicamos um ótimo site chamado eCycle. Nele, você encontra notícias e blogs, que falam muito sobre o processo de reciclagem no mundo todo. Além disso, o site está cheio de dicas sobre locais de descarte, e sobre como reciclar. Não deixe de dar uma olhada!

Como funciona a reciclagem?

Independente do material, as duas primeiras etapas de reciclagem dependem sempre da separação do lixo e da coleta seletiva. Após esses primeiros passos, os materiais coletados são vendidos para as empresas recicladoras, e esse é o local onde a mágica acontece.
Ao chegarem, os materiais passam pela etapa de retirada de resíduos. Depois, cada um dos materiais têm processos diferentes. Entretanto, o fim é sempre o mesmo: ficam novos para serem utilizados mais uma vez.

Como separar corretamente o meu lixo?

É muito fácil aprender a separar lixo. Veja só:
Deixe reservado um lixo para que sejam jogados somente materiais orgânicos (não-recicláveis), como comida e papel higiênico. Esse lixo será destinado ao latão de lixo comum do estabelecimento, e depois levado pelo caminhão de lixo.
O outro tipo de lixo a ser reservado é aquele que apenas irá comportar o material reciclável. Assim, quando você acabar com o uso de papéis, latinhas de metal ou embalagens de plástico, basta enxaguá-las para tirar a sujeira e colocar no lixo.
Pronto: o seu lixo está separado. Para isso, é só ter comprometimento e força de vontade! Se no seu bairro há coleta seletiva, então, fica ainda mais prático, pois basta colocá-lo na rua no dia de coleta.
E, é claro, há maneiras de separar o lixo por cada material – o que facilita ainda mais a vida da coleta seletiva. Para isso, recomendamos o investimento nas latas de lixo reciclável coloridas, como essas abaixo:

separar lixo

Como colocar em prática a separação do lixo na empresa?

Conscientização

Não são todas as pessoas que conhecem a reciclagem e seus benefícios. Por isso, é necessário que seja explicado o porquê da separação do lixo. Comece falando sobre os benefícios para a natureza e sobre a economia de materiais. Depois, explique como funciona a separação em si.

Investimento em lixos específicos

Após a primeira explicação, invista em lixos destinados a comportarem os materiais recicláveis. Quando forem colocados na empresa, eles farão toda a diferença!

Adoção de um hábito

Como todo hábito, a princípio é difícil se acostumar. É muito comum que as pessoas se esqueçam de separar lixo. Então, coloque alguns lembres ao redor da empresa; converse com funcionários sobre a nova tentativa: pergunte se eles estão gostando e o que acham de serem responsáveis por ajudar o planeta. É preciso ter paciência, mas logo todos irão se acostumar com as novas regras, e será muito gratificante!

separar lixo

Separar lixo é um caminho sem volta: uma vez que todos os funcionários estejam habituados, nunca mais vão parar. Eles levarão os novos princípios da empresa para seus lares. Por isso, considere essa importante ação para a sua empresa. O futuro do planeta está em nossas mãos! Esperamos que as dicas tenham sido boas para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *