Pragas urbanas no inverno

pragas urbanas

Chega o inverno, tempo frio, e com isso um pensamento muito comum entre as pessoas: não há mais motivos para preocupações com pragas urbanas, ou também conhecidos como bichos e insetos indesejados! Seria bom se a realidade realmente fosse essa… Mas, infelizmente, isso não é verdade. Esse tipo de pensamento só faz com que, muitas vezes, as pessoas se enganem e continuem sofrendo com um mal – pragas urbanas – que é muito fácil de se livrar. Uma boa limpeza ou dedetização do espaço são mais do que suficientes para dar um fim nesse problema.

Por isso, preste atenção no que diremos a seguir. Dessa maneira, você irá saber quais são os principais insetos que podem te colocar em risco nessa época do ano. Entenda também o porquê de certas pragas urbanas não serem exterminadas no inverno, e aprenda como se livrar de todas elas!

Pragas urbanas que resistem a temperaturas menores

Os principais pequenos bichos a serem citados nessa condição são as baratas, mosquitos, moscas, ratos, ácaros, cupins. Essas são pragas urbanas que podem transmitir doenças. Por isso, requerem que você tenha certo cuidado na hora de pensar sobre eles em relação a sua saúde.
As baratas, moscas e ratos: por estarem em contato com lixo e esgoto, podem contaminar sua casa, seus alimentos, e consequentemente, você e seus familiares. Os mosquitos muitas vezes podem ser portadores de vírus, como a dengue. No caso dos cupins, eles podem trazer prejuízos para as estruturas da sua casa ou estabelecimento, pois comem materiais que contenham celulose, como a madeira. Por fim, os ácaros: minúsculos, mas que podem te prejudicar muito. Com o tempo frio do inverno, eles saem dos armários junto com os casacos e cobertores guardados há muito tempo. Assim, podem deixar a família inteira alérgica.

Por que elas sobrevivem?

Você deve estar pensando: como assim o inverno não ajuda a matar essas pragas urbanas aqui citadas? É isso aí… Apesar de um tempo mais geladinho chegar, o Brasil, sendo um país tropical, não possui em muitos lugares do seu território um inverno tão rigoroso assim. Tirando determinadas cidades do sul do país, são poucos os locais no qual o termômetro chega a menos de 0Cº. Por causa disso, a baixa temperatura não faz com que suas atividades metabólicas parem por completo. Ou seja, essas pragas urbanas são constituídas por animais que vivem de acordo com as estações do ano. O inverno, estação em questão, é a que eles reduzem suas atividades.
Por isso, muitas pessoas têm a sensação de que não veem mais certas pragas urbanas circulando por aí. Isso realmente acontece, pois temperaturas mais baixas aumentam o intervalo do ciclo de reprodução desses animais. Entretanto, isso não significa que eles não existem. Na verdade, as pragas urbanas continuam vivas e rodando pelo seu ambiente.

pragas urbanas
Imagem: Shutterstock

Como se livrar?

Primeiro, é importante ter em mente que a melhor solução para se livrar de pragas urbanas é sempre contar com um ambiente limpo. Uma limpeza bem-feita, em conjunto com uma boa organização, pode evitar a acumulação de lixo e de pó. Assim, as pragas urbanas indesejadas não encontram na sua casa ou empresa possíveis alimentos.
Caso você já possua um ambiente limpo e organizado, mas ainda assim não vê uma melhora na aparição dos bichos, a solução é clara: você deve entrar em contato com uma empresa especializada em combate e controle de pragas urbanas, normalmente feito por meio da dedetização. Esse serviço com certeza o deixará mais tranquilo, uma vez que é sua a responsabilidade de zelar pela saúde e segurança da sua família e seus trabalhadores.
É importante saber também que, pelo motivo de menor atividade das pragas urbanas nessa época do ano, é recomendado que a ação preventiva seja feita nesse período. Desse modo, com o número reduzido de animais, o controle dos mesmos é feito com mais rapidez e facilidade.

pragas urbanas
Imagem: Shutterstock

Os exemplos até aqui foram dados, em sua grande maioria, em relação ao seu domicílio e sua família. Entretanto, imagine que seja com seu estabelecimento de trabalho. Se for o caso de você possuir uma empresa, com certeza não deseja que seus funcionários fiquem doentes por conta dessas pragas urbanas, certo? Por outro lado, se for funcionário, também não gostaria que seus chefes deixassem o local de trabalho sujo e com a incidência desses pequenos indesejados.
Então, depois de ler sobre as pragas urbanas no inverno, fica mais claro de saber que você não está protegido por causa da queda de temperatura – nem em casa, nem no local de trabalho. Entretanto, também foi possível ver que a solução é fácil e acessível. Por isso, não se preocupe! Contate uma empresa de confiança e veja-se livre desse tipo de problema, em qualquer época do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *