Limpeza de telhado: cuidados e necessidades

limpeza de telhado

Se ter um telhado bonito não é a sua prioridade e por isso você vem adiando a limpeza do seu telhado… é melhor reconsiderar. Esse cuidado é uma parte extremamente importante da manutenção da sua casa. Manter seu telhado limpo evita problemas sérios que inevitavelmente precisarão de reparo e que custam caro. Você pode até mesmo precisar substituí-lo completamente.

Quando realizar a limpeza do seu telhado e por quê

Ter algas no telhado não é visualmente agradável. Mas não se trata apenas da aparência. Não se esqueça que as algas que estão no seu telhado estão vivas. Seres vivos precisam se alimentar e elas estão se alimentando das suas telhas. Mais especificamente de um enchimento de calcário bastante utilizado na produção delas.
Mas é só quando o telhado está visivelmente verde que ele precisa ser limpo? Não. No começo, nos primeiros estágios de desenvolvimento, você quase não pode enxergar as algas. As chances, então, do seu telhado parecer estar bem, e na verdade não estar, são altas.
Mas são apenas as algas que representam um problema? Não. O telhado da sua casa está completamente exposto às mudanças de clima, ao vento, à poluição e tantos outros fatores que fazem com que ele acumule tanta sujeira. E além da sujeira comum, e das algas, há também os fungos, o mofo e tantos outros microrganismos. Todos eles decompositores.
Portanto, enquanto não forem retirados, nada irá impedir a sua ação de decomposição. Caso você ignore a limpeza do seu telhado isso levará à rápida deterioração das telhas. E pode acreditar: a substituição de um telhado vai custar bastante para você.
Então, o melhor momento para decidir limpá-lo é agora. E, assim, também planejar fazer isso a cada poucos anos. Recomendamos que a limpeza de telhado seja realizada uma vez a cada três anos.

Limpeza de telhado: cuidados necessários

Se você está considerando fazer você mesmo a limpeza do seu telhado, pense novamente. Existem produtos a venda que dão essa opção a você, mas eles podem acelerar a deterioração das telhas no processo e você não vai querer isso.

Equipamentos

A limpeza de telhados trata-se de um serviço perigoso e delicado. Equipamentos de segurança são indispensáveis e você deve saber onde pisar. Não é uma opção tentar resolver um problema ao limpar o seu telhado e acabar destruindo-o em vez disso. Ou pior: sofrendo um acidente.
Companhias de limpeza possuem os materiais certos para trabalharem com segurança, evitando acidentes e tomando todo o cuidado para não causar danos ao seu telhado.

Produtos de limpeza

Não há risco de se utilizar produtos inadequados. Um profissional tem todo o conhecimento necessário sobre os produtos de limpeza. Cada tipo de telha exige um tipo de limpeza específico. Quando usa-se o produto de limpeza errado, o telhado perde a sua camada protetora. O que sem dúvida diminui seu tempo de vida útil..

Lavadoras de alta pressão

Lavadoras de alta pressão parecem ser uma boa ideia e um grande facilitador. Mas as telhas não foram feitas para serem lavadas por uma lavadora de alta pressão comum.
A limpeza de um telhado exige ferramentas próprias para o trabalho. Não tente usar sua lavadora de alta pressão como se estivesse lavando a cerca ou a calçada. Isso pode causar danos às telhas, além de trazer problemas com umidade.

limpeza de telhado
Imagem: Shutterstock

Contrate um profissional para limpar o seu telhado e prolongar o seu tempo de vida útil, além de melhorar o visual do seu lar. Considerando a importância do serviço, mais os gastos que você acabará tendo sem ele, vale a pena o custo de contratar o serviço. A gente pode fazer isso por você. Entre em contato com a Limpecom e peça um orçamento: (16) 3461-2000. Você verá que vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *