Por que é tão importante a limpeza de calhas?

A gente se preocupa tanto se o interior da nossa residência ou negócio está devidamente limpo, que nem reparamos nos detalhes. As calhas são uma parte importante da estrutura da casa. E não é porque não as vemos que não devemos dirigir o devido cuidado a elas.
Apenas essa peça consegue proteger a casa integralmente dos danos causados pela chuva. O prejuízo causado pela chuva vai muito além de eventuais alagamentos. Quando a chuva é forte, se a casa não tem nenhuma proteção, podem ocorrer até mesmo danos estruturais nas paredes. E tudo isso pode ser prevenido com a presença de uma calha! Mas para ela funcionar corretamente, é necessário que esteja muito limpa. A limpeza de calhas não deve ser negligenciada e deve ser vista como prioridade sim!

serviço de limpeza

O que exatamente a calha faz?

A calha é a peça responsável por recolher toda a vazão de água do telhado e encaminhá-la a algum caminho de saída. Ela impede que a água entre na construção e danifique o acabamento e a estrutura.
Já falamos diversas vezes no nosso blog, mas vamos repetir: a prevenção é a melhor solução de todas em custo-benefício. Só uma calha em bom funcionamento é capaz de:
Não deixar a chuva danificar o reboco do lado externo da parede;
Evitar alagamentos;
Evitar apodrecimento da parede;
Deixar o jardim bem conservado;
Não deixar os respingos entrarem na parte interna.
Claro que, para tudo isso acontecer, a calha precisa estar limpa e conservada. Se você tem uma calha, porém, esquece de limpá-la, saiba que sua construção e seu orçamento podem estar correndo perigo!

O que acontece com a falta da limpeza de calhas?

Todo proprietário deve permanecer atento com a limpeza e manutenção da calha. É muito comum ocorrer entupimento na passagem de água. Com a chuva e vento forte, muitas folhas e galhos acabam acumulando-se no local. Quando a calha fica entupida por muito tempo, todas suas funcionalidades são comprometidas. E tem mais: novos riscos podem acontecer!
Ao impedir que a água escorra e que apenas fique acumulada, podem surgir danos na pintura do local. Sabe aquele desgaste feio que fica na parede? Pois é, acontece isso e pior. A água acumulada também pode transbordar, pois ela carrega bastante peso. Isso gera infiltração, mofo e até mesmo goteira. Ou seja, um simples probleminha resulta em um sério prejuízo para seu bolso.

serviço de limpeza

Calhas entupidas também podem ser foco de criação do mosquito da dengue. A água acumulada serve como berço para que os ovos eclodam e dêem origem a larvas e novos insetos.

Como eu faço para limpar minha calha?

Primeiramente é preciso cuidado e muita proteção. Como a calha fica localizada no telhado, é recomendada a ajuda de profissionais na área. Apenas profissionais possuem os Equipamentos de Proteção Individual (Os EPI) necessários para realizar esse serviço com total segurança. Parece uma tarefa simples, mas não é! Toda limpeza de calha requer uma série de procedimentos de segurança. Eles são necessários para garantir a segurança do funcionário e para impedir que você sofra processos por possíveis danos causados à saúde de quem realizou o serviço.

serviço de limpeza

Outro detalhe importante é a periodicidade da sua limpeza de calhas. O recomendado é limpar a cada 6 meses e deixar muito bem anotada a data da última limpeza. Porém, se sua calha estiver localizada perto de árvores, a frequência dessa limpeza deve aumentar. Apenas um profissional poderá avaliar a situação da sua calha e recomendar o melhor.

Invista em qualidade!

Viu como a calha e sua limpeza são importantes? Então, sempre é bom investir em qualidade ao invés de querer fazer “você mesmo”. A Limpecom entende dessa parte. Somos uma empresa de serviços terceirizados e atuamos com a limpeza de calhas desde 2011. Queremos oferecer economia e qualidade para seu negócio. Acesse nosso site para saber mais ou ligue para nosso telefone: (16) 3461-2000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *