5 problemas que podem ser evitados com a limpeza de calhas

limpeza de calhas

Muitas vezes na correria do dia a dia nos esquecemos de tarefas importantes como a limpeza de calhas. Deixar as calhas sempre limpas evita entupimentos e pode até poupar seu dinheiro!
Segundo o engenheiro Roberto de Carvalho Júnior, é necessário limpar as calhas ao menos duas vezes por ano. Para o especialista, você deve limpá-las uma vez ao final da estação seca e outra ao final da estação de chuvas.
As calhas são um canal de escoamento de água pluvial da sua casa. Com as chuvas rápidas e fortes do verão, o risco de entupimento aumenta. Calhas sujas ou entupidas podem dar muita dor de cabeça e gastos. Então, para motivar você a manter a limpeza das calhas em dia, separamos 5 problemas evitáveis por ela.

1. Entupimento

O primeiro transtorno que você pode evitar é o entupimento das calhas. Desentupir as calhas dá muito mais trabalho do que apenas mantê-las limpas. A sabedoria popular está correta: é melhor prevenir do que remediar! O entupimento encabeça a lista porque pode se transformar na fonte de outros tantos problemas. Além disso, ele é a consequência mais direta da falta de limpeza das calhas.
A limpeza das calhas evita seu entupimento por que retira as folhas e outros detritos que podem causar o problema. Se houver árvores perto da sua casa, você vai precisar ficar mais atento à rotina de limpeza. Isso porque sua calha provavelmente recebe mais folhas do que a média. Para Roberto de Carvalho Júnior, calhas próximas de regiões arborizadas precisam ser limpas mais do que duas vezes por ano.
Se a calha não for inclinada o suficiente, também é mais passível de entupimentos. Segundo o especialista, é necessária uma inclinação mínima de 0,5% na direção dos bocais de escoamento. Esse é um dos motivos para a contratação de pessoal especializado na hora de instalar esse item em seu imóvel.

2. Dengue

O segundo motivo da lista é a dengue. Ao entupir, a calha se torna um foco de água parada, apresentando riscos para sua família e vizinhança. O mesmo vale para o telhado, então confira como limpar seu telhado aqui!
Você já sabe que todo lugar que acumule água pode ser um criadouro do Aedes aegypti. Por isso, deve-se cuidar de todo e qualquer recipiente que possa acumular água em seu quintal, como as calhas ou sua caixa d’água.
Realizar a limpeza das calhas é importante pois evita que elas fiquem com água parada, que é o criadouro das larvas. Manter a limpeza do quintal e do jardim já são dicas comuns, mas o mosquito também pode se aproveitar de lugares menos óbvios.

3. Danos às calhas

Calhas entupidas e com acúmulo de água não demoram muito para começar a causar prejuízos. Dependendo do peso das folhas e detritos, as calhas podem se curvar e precisar de ainda mais manutenção.
Não é raro que isso aconteça bem no verão, quando há mais chuvas. Então, se você não realizar a limpeza das calhas periodicamente, pode ser pego de surpresa quando mais precisar delas.
Casos extremos de deformação da calha podem requerer sua troca completa. Esse procedimento leva tempo e custa bem mais do que uma simples limpeza. Em outras palavras: limpar as calhas periodicamente sai mais barato do que consertar um problema causado pela falta de limpeza.

limpeza de calhas
Imagem: Shutterstock

4. Danos ao imóvel

A limpeza de calhas é um procedimento simples que protege o imóvel todo! Isso acontece porque as calhas são instaladas para proteger a casa dos problemas causados pela umidade da chuva. Se elas não forem bem cuidadas, não conseguem exercer essa função.
Problemas na pintura da casa podem aparecer por conta da água acumulada no decorrer das calhas. Você já sabe que excesso de umidade não faz bem para a pintura do seu imóvel, podendo causar manchas e todo tipo de transtorno. Inclusive, indicamos esse post para lidar melhor com os problemas causados pelas chuvas.
Além de manchada, a pintura pode descascar ou ficar estufada pela ação da umidade. A limpeza das calhas pode evitar tudo isso e também as infiltrações. Se as calhas acumularem água por tempo o suficiente, é possível que até a estrutura da casa fique comprometida com rachaduras. Para reverter todos esses problemas, você irá gastar e se desgastar, mas todos podem ser evitados pela limpeza periódica das calhas.

5. Problemas respiratórios

Quem tem rinite, bronquite ou asma também pode ser afetado pela falta de limpeza das calhas. Por conta da umidade acumulada ao redor da casa, existe a possibilidade da criação de mofo. Os esporos de mofo são especialmente nocivos para quem sofre de doenças respiratórias.
É possível que uma casa tenha focos de mofo por diversos motivos. Porém, se recapitularmos, a umidade da calha pode causar infiltrações e alterações na pintura, portanto também pode gerar mofo. Tudo isso pode ser evitado pela limpeza das calhas do seu imóvel, para garantir o fluxo da água da chuva sem obstáculos.

A limpeza das calhas

Os problemas causados pela falta de manutenção das calhas são causados pela obstrução da passagem de água. Quando sujas, as calhas se transformam em um local de retenção de líquido, mas deveriam servir de escoamento apenas. Nem a calha nem a casa foram feitas para ficar com tanta umidade estagnada, por isso sua limpeza é tão importante.
É possível realizar a limpeza das calhas sozinho, sem ajuda profissional. Porém, tenha em mente que os acidentes domésticos representam quase 40% dos atendimentos em hospitais brasileiros. Muitos desses acidentes podem ser evitados com a contratação de pessoal especializado.

limpeza de calhas
Imagem: Shutterstock

Caso as calhas sejam facilmente acessadas, alguns proprietários conseguem realizar a limpeza. Porém, em situação de acesso mais restrito ou telhas escorregadias, por exemplo, não hesite em pedir ajuda profissional! O preço do serviço de limpeza de calhas é baixo em vista de todos os benefícios que traz. Além de tudo isso, ele evita problemas e promove mais segurança para você e sua família.
Entre em contato conosco e saiba mais: (16) 3461-2000. Além de importantes para o imóvel, as calhas também são importantes para sua saúde e bem-estar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *