Por que manter a cozinha sempre limpa é tão importante?

limpeza cozinha

Você pode adorar cozinhar ou não se arriscar tanto na culinária, mas a cozinha precisa estar sempre limpa. Por quê? Como a preparação da comida da casa sempre passa por ela, manter esse cômodo limpo é uma questão de saúde!
Se você quer limpar sua cozinha e não sabe por onde começar, confira nossa checklist de material de limpeza. Porém, se o seu problema é a limpeza de uma cozinha industrial, nós sempre recomendaremos a contratação de profissionais especializados. Esse investimento é eficiente pela qualidade do serviço e pelo menor desgaste dos equipamentos da cozinha.
Para cuidar adequadamente da limpeza das cozinhas, porém, você precisa saber o que torna esse cômodo tão especial. Por isso, continue com a leitura deste post que preparamos sobre os motivos para manter sua cozinha sempre limpa.

Bactérias

Bactérias vivem entre nós, e nem todas elas são nocivas à saúde. Algumas liberam ácido lático, usado na fabricação de iogurte, coalhada e alguns tipos de queijo. Outras ajudam na agricultura, por se fixarem na raiz de leguminosas (como feijão e vagem). Essas absorvem o nitrogênio do ar e o disponibilizam para as plantas. Até mesmo o vinagre que você usa para temperar a salada tem a ajuda das bactérias. No processo de fermentação, empregam o ácido acético que é liberado por elas.
Porém, o foco da limpeza da cozinha são as bactérias que causam problemas estomacais e infecções. As bactérias parasitas se alimentam de tecidos vivos, ou seja, se hospedam e usam o corpo de animais para viver. Esse tipo de bactéria é o mais problemático e causa problemas de saúde.
Em diversas pesquisas já foi constatado que a cozinha é um lugar propenso à proliferação de bactérias. De fato, a cozinha é um dos lugares preferidos dos microrganismos. Mais importante: uma das causas para isso é exatamente a adoção de procedimentos de limpeza inadequados.

Utensílios

Para sermos mais exatos, os grandes focos de microrganismos são os utensílios. Portanto, quando for realizar a limpeza da cozinha, é importante focar nesses itens também.
A bucha para lavar louça pode acumular 680 milhões de fungos e bactérias com apenas 15 dias de uso. O número assusta, mas o mais importante é saber das técnicas corretas para eliminar possíveis problemas. A principal medida é trocar a esponja a cada 7 dias e não reaproveitar o item para limpar outras partes da casa. Outra dica importante é usar apenas detergente, já que o sabão não possui propriedades bactericidas.

Cuidados

Para manter sua casa mais saudável, inclua na limpeza da cozinha alguns procedimentos que foquem nos utensílios. Você pode ferver a esponja em água por 3 minutos. Também pode embrulhar a buchinha em papel-toalha e deixar no micro-ondas por 2 a 3 minutos. Ou ainda, é possível diluir 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água e deixar a esponja no líquido por 10 minutos. O mais importante dessas dicas é que elas devem ser feitas diariamente para evitar a proliferação de microrganismos nocivos.
Além da bucha de lavar louças, outro grande acumulador de bactérias é o pano de prato. Para manter a limpeza da cozinha, lidar com ele não apresenta segredo: lave-o com água sanitária ou ferva-o por cinco minutos diariamente. Pode parecer muito, mas lembre-se de que a cozinha acumula 100 vezes mais germes do que o banheiro. Boa parte dessas bactérias nocivas estão exatamente nos utensílios.
A bucha e o pano de prato também funcionam como transportes para as bactérias. Se você lavar a tábua de carne e, logo em seguida, lavar pratos e copos, pode estar contaminando sua louça. O mesmo movimento acontece com o pano de prato: ao secar um item contaminado e continuar a usar o pano, você estará espalhando microrganismos pela cozinha.

limpeza cozinha
Imagem: Shutterstock

Insetos

Além de bactérias que podem causar doenças, a falta de limpeza na cozinha pode atrair formigas e baratas, por exemplo. Os dois insetos são considerados pragas urbanas, e, caso saiam do controle, só são completamente removidos com exterminadores profissionais.

Cuidados

O primeiro passo para não atrair formigas e baratas para a cozinha é coletar e descartar restos de alimentos que possam ficar no cômodo. Mesmo as migalhas são suficientes para chamar a atenção das pragas. Você pode investir em alguns equipamentos práticos para ajudar nessa etapa. Outra atitude a se tomar é manter o lixo fechado a todo custo. Para isso, recomendamos latas ou cestos de lixo cuja tampa consiga vedar o recipiente completamente.
A limpeza da sua cozinha também deve lidar com a umidade. Baratas são facilmente atraídas para locais úmidos, portanto é imprescindível manter o cômodo seco. Essa parte pode ser particularmente difícil pois quase sempre a esponja da pia ou o pano de prato estarão úmidos. Você pode colocá-los para secar (depois de lavados), no escorredor de louça. O escorredor de louça tem várias frestas, ideais para a circulação de ar, que é necessária para a secagem desses itens.

Eletrodomésticos

Itens como a geladeira e a cafeteira também são frequentemente esquecidos na limpeza da cozinha e acumulam muitos microrganismos. A geladeira merece atenção especial por que armazena os alimentos. Muitas vezes os colocamos na geladeira sem cozinhar ou mesmo lavar!

Cuidados

É importante prestar atenção nos locais em que alimentos crus e não higienizados ficam estocados. A limpeza padrão da geladeira envolve água e um detergente neutro. O detergente já possui propriedades bactericidas, sua aplicação seguida de um enxágue costuma ser suficiente.
A cafeteira é um caso especial. Mesmo que esteja sempre em contato com água quente, seus recipientes acumulam umidade, e, muitas vezes, ficam com muita sujeira escondida. Umidade com matéria orgânica é um prato cheio para atrair bactérias e insetos! Por isso a cafeteira também precisa de atenção extra na hora da limpeza da cozinha.
Você pode colocar 1 litro de água com 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no compartimento de água. Depois disso, ligue a cafeteira e espere o ciclo se completar. Você verá que a água vai sair com resíduos de café que estavam ali há bastante tempo! Para terminar, repita o processo com 1 litro de água limpa para retirar restos do bicarbonato e seque bem.

limpeza cozinha
Imagem: Shutterstock

A cozinha é um cômodo que merece atenção na hora da limpeza, por isso, se você estiver inseguro, recorra a um profissional para ajudar. A Limpecom é uma empresa de experiência e que conta com profissionais treinados. Entre em contato conosco: (16) 3461-2000!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *