Os perigos de não fazer uma limpeza de banheiro adequada!

Para que se viva confortavelmente em um ambiente, é necessário que o mesmo esteja em boas condições de limpeza. Se ele apresenta sinais de sujeira ou maus odores, é muito provável que as pessoas se sintam incomodadas. Nesse caso, não se inclui somente a vivência dentro de casa, mas também no local de trabalho. Em uma construção, os locais que acumulam mais sujeiras, microrganismos e gordura são a cozinha e o banheiro. Por conta dos problemas de contaminação, ambos precisam de uma maior atenção na hora da limpeza. Hoje, direcionaremos nossas dicas à limpeza de banheiro. Lendo o texto que se segue, você aprenderá os perigos que corre caso não limpe direito essa parte de sua casa ou do seu estabelecimento. Além disso, listaremos algumas ações e produtos indispensáveis para a limpeza de banheiro! Fique atento:

Por que a limpeza de banheiro é tão importante?

Sabemos que todo tipo de limpeza é cansativo. Porém, quando chega a hora da limpeza de banheiro, todos desejam fugir. Apesar de ser a tarefa que ninguém anseia a fazer, é de extrema importância que essa parte da casa ou empresa esteja sempre limpa. O banheiro é um local em que nossos corpos estão mais vulneráveis e expostos a sujeiras, muitas vezes deixadas lá por outras pessoas. Leia-se: necessidades fisiológicas. Esse é um dos maiores motivos para estar sempre em dia com a limpeza! Principalmente se for um banheiro coletivo, quando não se há ideia se outras pessoas possuem viroses, por exemplo. Além disso, é um ambiente úmido por conta de banhos quentes e toalhas molhadas. Sendo assim, é um local propício para a proliferação de bactérias.

limpeza de banheiro

Perigos de uma má limpeza de banheiro

Caso a limpeza de banheiro não seja feita satisfatória, os perigos são vários. Há doenças que podem ser transmitidas pela descarga ser ativada com a tampa aberta. Assim, coliformes fecais se espalham pelas superfícies, podendo causar vários tipos de infecção. Um exemplo é a infecção pela E. Coli, responsável por causar meningite, intoxicação alimentar e apendicite.
Mais um fator: a umidade, que ajuda a proliferação de bactérias e a respectiva contaminação de pessoas. Você imaginaria que nas toalhas de mão se escondem germes? Uma vez que as toalhas são compartilhadas pelas pessoas, os germes passam entre elas. Essa é a chamada contaminação cruzada, a qual permite transferência de microrganismos de um objeto já contaminado para as pessoas.

Frequência de limpeza de banheiro

Então, para que o banheiro de casa ou da empresa esteja sempre em ordem, são vários os tipos de limpeza que podem ser feitos nesse local. Por exemplo, a limpeza de banheiro diária: deve ser feita todos os dias, sem exceção. Nela, é preciso retirar o lixo e limpar o vaso e a pia. Claro que não é necessário, entretanto, jogar água. Apenas uma passadinha de produto de limpeza já é o suficiente.
Semanalmente, o recomendado a fazer é uma limpeza de banheiro mais profunda. Nela, podem ser usadas esponjas (separadas somente para esse fim, não esqueça!) cheias de sabão e agentes desinfetantes.
Por fim, a limpeza de banheiro quinzenal, bem pesada! Esse tipo de limpeza de banheiro deve ser feito para se livrar completamente de todos os malefícios nele encontrados. Por isso, devem ser limpos os azulejos, pia, vaso, espelho. E essa é a limpeza de banheiro que daremos o passo a passo. Preste atenção logo abaixo!

limpeza de banheiro

Etapas e produtos indispensáveis na limpeza de banheiro

Prepare-se para a limpeza

Para a limpeza de banheiro pesada, primeiramente, deve-se retirar tudo aquilo que se encontra no banheiro. Assim, o espaço será liberado para que a limpeza de fato aconteça. Depois, despeje água sanitária dentro do vaso, pia, ralos. Deixe agir por alguns momentos antes de começar. E não se esqueça: o cheiro de água sanitária é extremamente forte e pode causar danos colaterais caso seja aspirado por muito tempo. Por isso, deixe o ambiente bem ventilado!

A limpeza em si

Estando com o espaço livre e a água sanitária agindo, chegou o momento de colocar a mão na massa! Limpe bem todas as superfícies do seu banheiro: azulejos, espelhos, janelas… Jogue produtos de limpeza apropriados, como desinfetante.
Para limpar com eficácia a pia, esfregue os resíduos com a bucha ou com uma escova de dentes velha. Se julgar necessário, use uma luva para não ressecar a pele com produtos fortes.
Depois, parta para o vaso. Primeiro, limpe todo o seu exterior, com uma buchinha com bastante desinfetante. Somente após limpar a parte de fora passe para a parte de dentro. Dessa forma, a contaminação de germes e bactérias não se espalhará. Esfregue bem dentro do vaso com uma escova específica e dê bastante descarga.
Por fim, o chão. Varra-o bem e depois jogue água com algum produto de limpeza adequado. Esfregue com a vassoura e puxe a água. Lembre-se de não deixar água empoçada, pois assim é possível o surgimento de novas bactérias.

O caminho mais fácil!

Após ler todo esse passo a passo, dá até uma canseira! Por isso, preste atenção na dica! Caso não seja possível perder tanto tempo da sua semana se dedicando à atividade de limpeza de banheiro, deixamos aqui uma solução prática e fácil. Basta contratar uma empresa de terceirização! Tanto em sua casa, como no seu estabelecimento comercial ou firma, essa é uma ótima opção.
Com essa decisão, você terá profissionais qualificados e prontos para enfrentar a batalha da limpeza de banheiro! Ainda: as empresas de limpeza terceirizadas levam produtos de limpeza até sua casa ou sua empresa. Assim, há mais uma facilidade. Você não precisa se preocupar em comprar todos os produtos necessários para a limpeza de banheiro. Quer algo melhor que isso?

limpeza de banheiro

Agora que está ciente de todas as possibilidades, faça sua escolha!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *