Existe um jeito certo de limpar cada tipo de piso? Descubra!

limpar piso

Você sabe como limpar pisos diferentes? O uso errado de produtos ou materiais pode danificar seu imóvel! Se você já leu nosso guia básico de produtos de limpeza, sabe que cada um deles tem uma aplicação ideal. A questão é que, se usados erroneamente, esses agentes químicos podem danificar as superfícies em que são usados, como pisos.
É comum que na mesma casa existam diferentes tipos de piso. Por conta disso, muitas vezes, erramos na escolha dos produtos ou dos procedimentos na hora de limpar os pisos. É importante prestar atenção a esse tipo de detalhe para não danificar o chão do ambiente. Na dúvida, entre em contato com uma equipe de limpeza profissional para garantir a conservação dos pisos.
Pensando nessas dificuldades, vamos abordar alguns tipos de pisos comuns e seus métodos indicados de limpeza.

Madeira

Para limpar o piso de madeira é possível não usar absolutamente nenhum produto de limpeza. Na verdade, você pode só aspirar e passar um pano úmido para remover a poeira. Como o piso de madeira é de difícil acabamento, entenda que os procedimentos mais avançados devem ser feitos por profissionais.
Para remover o pó com aspirador opte por aqueles que possuam cerdas naturais no bocal. Aspiradores com bocal apenas de plástico podem arranhar o piso, assim como as cerdas sintéticas. Se você optar por varrer o piso de madeira, use uma vassoura que tenha cerdas naturais
A maioria dos pisos de madeira pode suportar detergente neutro ou desinfetante, mas a quantidade indicada é muito pequena. Após remover a poeira, para limpar o piso mais profundamente, você pode usar um pano úmido com detergente ou desinfetante apropriado. Geralmente é necessário diluir esses produtos em um balde de água. Após fazer isso nas proporções recomendadas pelo rótulo, use o pano ou mop para aplicar a mistura.
Cuidado para não encharcar o piso! Mesmo que selado, ele pode ser afetado pelo excesso de água e ter sua cor alterada com o tempo. Depois de usar o pano úmido, é recomendado secar o chão com um pano de algodão.
Além disso, é possível usar ceras para dar acabamento, mas em pequenas quantidades. Após aplicar uma fina camada de cera, você deverá polir com uma flanela. Fique atento à quantidade e aos procedimentos expressos nos rótulos dos produtos usados! Mesmo que essas orientações gerais sejam úteis, não substituem a leitura dos rótulos.

Laminados

Os pisos laminados são fáceis de limpar! Para limpar o piso laminado, você primeiro deve retirar o pó com uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó. Pisos laminados riscam com facilidade, então tome muito cuidado ao usar esses equipamentos neles.
Após isso, você pode usar um pano umedecido com água e desinfetante. Para diluir o produto, a proporção costuma ser de 5 litros de água para uma tampa de produto. Não deixe de conferir a recomendação do rótulo! Passe o pano umedecido sobre o piso, mas tome cuidado para não encharcar o chão. O piso laminado cria bolhas e pode estufar com o excesso de umidade.
Não encere! A cera mancha o piso laminado, e não é apropriada para dar acabamento nesse tipo de superfície.
Ao limpar pisos de madeira ou laminados, não use produtos à base de silicone. O silicone é de difícil remoção e também pode manchar a superfície desses pisos.

limpar piso
Imagem: Shutterstock

Porcelanato

Para limpar porcelanato você pode apenas remover a poeira e aplicar um pano umedecido com água e um produto apropriado. Isso já é suficiente para deixar esse tipo de piso impecável.
Na fase de remoção da poeira, opte por uma vassoura macia ou um bico de aspirador que não risque o chão. Após isso, você pode usar uma mistura de 5 litros de água com uma colher de detergente. Umedeça um pano macio com a mistura e aplique no chão com um auxílio de um rodo. Use um pano úmido com apenas água para retirar essa mistura do piso.
Caso seja necessário, para limpar piso de porcelanato manchado, você pode usar produtos próprios para remoção de manchas. No caso da cozinha e do banheiro, também é recomendado usar desinfetantes ou desengordurantes próprios. Esses cômodos da casa acumulam uma sujeira peculiar e mais difícil de tirar.
Para a cozinha, é possível usar desengordurantes. Alguns deles podem ter um tempo determinado de ação, então você deva aplicar e esperar, para depois remover o produto.
O banheiro deve ser limpo de maneira mais específica. Para limpar pisos de banheiro, prefira desinfetantes ou produtos que deem conta de eliminar microrganismos. Você pode conferir nosso post sobre as peculiaridades da limpeza do banheiro antes partir para essa empreitada.

Mármore e Granito

Essas pedras dão um toque sofisticado ao piso, mas ficam riscadas com facilidade quando não recebem o tratamento adequado. O investimento em uma equipe profissional de limpeza certamente vale a pena quando se trata de pisos mais nobres!
Primeiramente você pode querer investir em um limpador de granito. Limpadores comuns podem manchar esse tipo de pedra e colocar o visual do ambiente em risco.
Para limpar pisos de mármore ou granito você deve aplicar o limpador e depois removê-lo com um pano macio em movimentos circulares. Panos ásperos arranham as placas de granito, então jamais utilize esses objetos no processo de limpeza.
É recomendável aplicar um selador depois da limpeza, pois isso evita manchas e preserva as placas do piso.

Cerâmica ou terracota

Apesar de esconder bem as manchas, esse tipo de piso acumula bastante poeira. O material é bom para cozinhas ou cômodos com bastante fluxo de pessoas. A limpeza desse tipo de piso é bastante simples, sendo a parte mais trabalhosa a remoção da sujeira.
Para limpar pisos de cerâmica ou terracota, você deve inicialmente varrer ou aspirar o cômodo. Essa é a fase mais importante, uma vez que esse piso é famoso por juntar pó.
Depois de varrido, o piso pode receber produtos específicos para limpar cerâmica ou terracota. Esses produtos são encontrados em lojas especializadas ou com serviços profissionais de limpeza. Os produtos são aplicados com movimentos circulares para remover detritos que possam estar fixados no chão.
Os pisos de cerâmica selada também podem ser encerados. Se você preferir, pode investir em uma enceradeira para ajudar no processo, que é bastante tedioso.

Cimento

Limpar pisos de cimento ou cimento queimado é um trabalho simples. Você pode varrer ou aspirar o local para remover a poeira e, caso necessário, usar até água sanitária. Se precisar limpar um local muito grande, talvez seja hora de investir em uma máquina de lavar piso.

limpar piso
Imagem: Shutterstock

Todas essas dicas funcionam, mas são mais indicadas para limpezas domésticas ou de pequenos espaços. Caso você precise de limpeza industrial ou para ambientes maiores, compensa contar com ajuda profissional. Em qualquer das situações, porém, esse investimento vai poupar o imóvel de desgastes desnecessários, além de garantir um resultado muito superior. Entre em contato com uma empresa de confiança. A Limpecom pode ajudar você: (16) 3461-2000!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *