Equipe de limpeza: quem são, o que usam, como trabalham?

equipe de limpeza

O setor de limpeza e conservação tem crescido no mercado brasileiro atualmente. As qualificações necessárias para montar uma equipe de limpeza depende do tipo de serviço que se planeja oferecer. Mas para qualquer tipo de empresa nessa área existe uma base comum para fazer o negócio funcionar.
Vamos conhecer um pouquinho mais a fundo como funciona o serviço de uma equipe de limpeza e o que há por trás dele.

Burocracia

Para que uma equipe de limpeza seja montada é necessário primeiramente cumprir as exigências legais. Afinal, por trás de uma equipe de limpeza existe a empresa responsável por ela. Recomenda-se a ajuda de um contador profissional que auxilie nesse processo e dê forma ao projeto que se tem em mente.
A empresa precisa ser registrada nos seguintes órgãos:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Prefeitura do Município, onde será obtido o alvará de funcionamento;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
  • Cadastro na Caixa Econômica Federal, para que possam ser recolhidos o INSS e o FGTS;
  • Corpo de Bombeiros Militar;

Além disso, também são necessários outros cuidados. Vamos conferir a seguir.

Prefeitura

Após o registro nos órgãos já citados, é preciso ir até a prefeitura da cidade onde a empresa de limpeza estará localizada. Nessa etapa é que sabemos se o imóvel que se pretende utilizar é adequado para a acomodar uma empresa de prestação de serviços de limpeza.

Vigilância Sanitária

Também é necessário providenciar o alvará da Vigilância Sanitária. Para isso a empresa precisa adequar suas instalações de acordo com as normas do Código Sanitário.
Além disso, é importante ficar atento ao que a ANVISA determina a respeito dos materiais necessários para que uma equipe de limpeza possa trabalhar. A agência reguladora possui resoluções que orientam sobre os produtos, equipamentos e outros elementos envolvidos no serviço de limpeza. Portanto, na compra desses produtos é necessário considerá-las.
Medidas como essa são parte do que garante o bem-estar e a segurança de todos os envolvidos.

Código de Defesa do Consumidor

Existem regras de proteção ao consumidor que também não devem ser negligenciadas. Conhecê-las bem é dever de todo prestador de serviços. Elas estabelecem uma boa relação entre as empresas e seus contratantes.

Legislações trabalhistas

É importantíssimo se atentar às leis trabalhistas. O serviço de limpeza e conservação apresenta perigos. Os produtos manuseados são tóxicos e, além disso, a exposição a lugares altos e escorregadios é algo comum. Por isso, é indispensável o uso de equipamentos de segurança de acordo com a tarefa a ser realizada pela equipe de limpeza.
Além disso, no caso de empresas terceirizadas, é essencial conhecer cuidadosamente toda a legislação. Afinal, esse tipo de empresa presta serviços a um contratante e está encarregada de toda a parte burocrática envolvida. Logo, é responsável por fiscalizar e executar todos os direitos e deveres da empresa, bem como os dos funcionários que formam a equipe de limpeza.

Integrantes da equipe de limpeza

equipe de limpeza
Imagem: Shutterstock

Costuma-se pensar que limpeza é uma tarefa que não exige qualificação profissional. Portanto, qualquer um poderia realizar esse trabalho. Mas isso não poderia estar mais errado. Especialmente no mercado competitivo em que nos encontramos. As empresas terceirizadas, em particular, investem muito para a capacitação de seus funcionários.
Em 2011, para termos uma ideia, o setor investiu cerca de 110 milhões em seus funcionários.
A qualificação dos profissionais que fazem parte de uma equipe de limpeza traz diversas vantagens. Tanto para o empregador, quanto para o contratante e, claro, para o próprio funcionário. Com a capacitação cria-se um comprometimento consistente junto à empresa. Além de se conseguir manter os mesmos funcionários por mais tempo. Isso melhora o desempenho do empreendimento em diversos níveis.
É assim que criamos uma confiança que acaba por se tornar a alma do negócio. Os clientes abrem seus imóveis para que nosso trabalho seja feito. Então, não poderia ser de outra maneira.

Produtos e equipamentos

Agora vamos falar um pouquinho do material necessário para uma equipe realizar a limpeza. É preciso dizer, no entanto, que cada empresa de faxina exigirá produtos diferentes. Pois a escolha depende de quais serviços ela oferece. Existe uma imensidão de produtos disponíveis no mercado e muitos deles possuem usos específicos. Nenhum deles têm o poder milagroso de limpar qualquer material de maneira eficiente. Por isso, a escolha não pode ser aleatória.
De qualquer forma, segue uma lista dos 10 produtos de limpeza essenciais:

  1. Lustra móveis;
  2. Limpa vidros;
  3. Limpador multiuso;
  4. Desinfetante;
  5. Desengordurante;
  6. Limpador de piso;
  7. Alvejante;
  8. Cloro;
  9. Detergente;
  10. Sabão em pó.

Além de equipamentos como:

  • Esponjas;
  • Espanadores;
  • Panos para polimento de vidro;
  • Escovas de limpeza;
  • Esfregão;
  • Balde;
  • Pá;
  • Luvas de proteção;
  • Carrinho de limpeza para transportar o material.

Trata-se apenas de uma lista básica e minimamente adequada para um negócio de limpeza doméstica. Mas em uma empresa de limpeza especializada, utilizamos equipamentos e produtos específicos, capazes de uma ação profunda. Como aspiradores de pó, lavadoras de alta pressão, mangueiras, enceradeira etc. Caso contrário, a equipe de limpeza não seria capaz de entregar aquilo que seu treinamento a qualificou para fazer.

equipe de limpeza
Imagem: Shutterstock

Equipamento de proteção individual (EPI)

Uma equipe de limpeza lida com produtos químicos e que são classificados como substâncias perigosas. Então, isso exige que sejam manuseados com cuidado. Para isso, é indispensável que haja equipamentos de proteção para a segurança dos funcionários e da própria empresa.
Além disso, durante o serviço também se pode estar exposto a pisos molhados e alturas diversas. Ou seja, acidentes irão acontecer se medidas adequadas de segurança não forem tomadas.
Alguns desses equipamentos são:

  • Luvas;
  • Máscaras;
  • Botas impermeáveis;
  • Óculos de proteção;
  • Avental.

Serviços

Além de tudo o que vimos, cada empresa de faxina presta determinados tipos de serviços. Logo, a sua equipe de limpeza deve estar capacitada para cada tipo de serviço que irá oferecer aos clientes. Não podemos esquecer também dos equipamentos e produtos necessários. De qualquer forma, não se pode perder de vista a qualidade dos serviços prestados.

Segue abaixo uma listinha com as possibilidades de serviços de limpeza que nós podemos oferecer profissionalmente a você::

Mais opções de serviços significa uma responsabilidade maior. Não só com a qualidade do serviço entregue, mas também com a segurança. Afinal, a limpeza de calhas, por exemplo, exigirá que mais medidas sejam tomadas e mais equipamentos sejam providenciados para evitar acidentes.

equipe de limpeza
Imagem: Shutterstock

Juntamente com todos os itens vistos, reforçamos a confiança que precisa existir entre as três partes. Uma empresa competente contrata uma equipe de limpeza confiável. Sem deixar de fornecer, obviamente, tudo o que é necessário para que essa confiança chegue até o cliente. Dedicação é fundamental para que se possa fornecer um serviço de limpeza completo e profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *