5 maneiras de economizar que você não tinha pensado

economizar na limpeza

Gastar menos é sempre tentador. E muitas vezes acabamos tentando poupar dinheiro do jeito errado, fazendo com que nossas despesas apenas aumentem ao invés de diminuir. Por isso, aposte na limpeza para economizar! Deixar de fazer manutenção e limpeza é uma armadilha.
Saiba com a gente por que motivo economizar e limpeza são sinônimos.

1. Calha limpa evita entupimentos e infiltrações

Quando foi a última vez em que você pensou na calha da sua casa? A maioria das pessoas não costuma nem sequer lembrar dela. Mas se quer mesmo economizar, a limpeza da calha é uma das tarefas indispensáveis.

economizar na limpeza
Imagem: Shutterstock

Mesmo que a gente não as veja na maior parte do tempo, as calhas têm um papel muito importante na estrutura geral de uma casa. Elas guiam a água da chuva do telhado diretamente para o ralo. Mas, apesar de sua importância, é muito fácil esquecê-las até o momento que não for mais possível. Ou seja: até que algo ruim aconteça.
Se as calhas ficarem entupidas ou quebrarem, as consequências são várias. Financeiramente, os reparos à estrutura serão onerosos a você. Além disso você precisará de tempo e disponibilidade para realizar reformas no acabamento, que ficará manchado e pode até descascar (caso a parede seja revestida de reboco e tinta). Mas o problema não ocorre apenas com danos estruturais. A umidade resultante pode causar problemas de saúde para você e para a sua família.
Portanto, manter as calhas limpas é a melhor maneira para se evitar despesas com reparos causados por entupimentos e infiltrações – e despesas médicas!

2. Caixa de gordura limpa evita vazamentos

Caixas de gordura estão localizadas entre o ralo da pia da cozinha e o sistema de esgoto. Com esse mecanismo se separa e coleta resíduos de gordura da água que passa pelo ralo. Isso evita que a gordura entre no sistema público de esgoto, mas, além disso, também impede o entupimento dos canos.
Mas a caixa de gordura não pode trabalhar sozinha para sempre. Se for esquecida, ela deixa de ser útil e não faz mais o seu trabalho. Portanto, entope e quando você menos esperar a água da pia irá transbordar. Além disso, também atrai infestação de insetos e mau cheiro.
Então, para economizar é preciso manter a limpeza da caixa de gordura em dia.

3. Piscina limpa evita proliferação de bactérias

É fácil para a água de uma piscina ficar desestabilizada. Para ela ser própria para o banho é necessário que os níveis de vários produtos químicos, entre outros elementos, estejam na medida certa para que não haja a proliferação de bactérias. Isso acontece porque, quando esses níveis não estão na medida correta, eles não conseguem combater os diversos micro-organismos a que uma piscina está exposta.
Uma simples influência externa, como o vento ou o próprio banhista, altera esses níveis constantemente. Portanto, é preciso que sejam testados e regulados com frequência. Para que possam estar sempre preparados para combater essas ameaças. Uma água desbalanceada é lar perfeito para as algas, a água turva, entre outros problemas, como o próprio equipamento da piscina, que pode ser corroído.

economizar na limpeza
Imagem: Shutterstock

Além disso, uma piscina que é semanalmente tratada não corre o risco de precisar de produtos químicos corretores que podem custar pequenas fortunas. Ela se mantém limpa, com o investimento previsto de cloro.
Alterações no pH e na quantidade de cloro que demoram a ser corrigidos trazem trazem custos altos. Então não há outra maneira de economizar a não ser realizando uma limpeza frequente da piscina.

4. Ambiente limpo evita equipamentos defeituosos

Muitos dos problemas de um computador, por exemplo, são causados por causa de poeira. E nesse caso o problema não é apenas com a máquina em si, mas também com os dados nela armazenados. Eles serão perdidos. Por isso, realizar a limpeza nessas máquinas e ao redor delas é imprescindível se você quer economizar e não ter prejuízos mais sérios. Prejuízos estes que vão muito além do valor do equipamento em si, e podem englobar clientes, causando uma bola de neve que pode até manchar permanentemente a imagem da empresa.

5. Placa de energia solar limpa garante economia

Os painéis solares funcionam ao permitir a entrada de luz em suas células solares. Quanto mais luz atingir um painel, mais energia será gerada. Porém, devido ao ângulo dos painéis, eles são bastante propensos a ficarem sujos com excrementos de pássaros, poeira e sujeira em geral. Essas sujeiras não são lavadas apenas com a chuva.
O acúmulo de detritos reduz a quantidade de luz que atinge o painel. Consequentemente produz-se menos energia. E, de fato, os painéis foram projetados para captarem energia quando limpos. Ou seja, seu desempenho ideal requer essa condição.
O acúmulo de sujeira afeta negativamente a capacidade do painel para atender a essas projeções. Por isso, economizar com placa de energia solar pede que você mantenha a limpeza do aparelho. É importante limpar os painéis solares periodicamente para proteger e manter seu investimento.

economizar na limpeza
Imagem: Shutterstock

Não cometa o erro de achar que manter a limpeza em dia significa perda de dinheiro. Acabamos de ver que é justamente o oposto. Por isso, é uma ótima ideia procurar uma equipe de profissionais competentes para cuidar desses serviços para você.
Nós, da Limpecom, estamos aqui para o que você precisar. Oferecemos nossa experiência e funcionários treinados e qualificados. Entre em contato conosco e peça seu orçamento. Atendemos em todo o estado de São Paulo: (16) 3461-2000!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *