A dedetização para cupins pode representar uma super economia

dedetização para cupins

Cupins ficam muito tempo alojados em uma residência, destruindo-a ou destruindo móveis e objetos silenciosamente, antes que você possa sequer perceber que está sob uma infestação. Ainda que a sua casa não seja de madeira, materiais vegetais à base de celulose podem ser encontrados facilmente em qualquer residência. Logo, sempre haverá o risco da sua casa estar sendo a fonte de alimentação para esses insetos. Se ignorados, eles causam um prejuízo enorme. Então fique sempre atento para saber se a sua casa está precisando de uma dedetização de cupins!
Continue lendo o post com a gente para que possamos descobrir mais a respeito dos cupins e a importância da sua dedetização!

Tipos de cupins

Veremos, antes de falar sobre dedetização propriamente, quais são os principais tipos de cupim e como podemos identificá-los.

Cupins de Madeira Seca

O tipo de cupim mais comum no Brasil é o cupim de madeira seca, mais popularmente conhecido como “siriri” ou “aleluia”. São aqueles insetos que se concentram ao redor de lâmpadas ou lugares iluminados.
As aleluias são cupins de madeira seca machos que estão à procura de uma lugar onde possam construir suas colônias. E como o nome mesmo indica: eles amam madeira seca e por isso atacam muitas dessas estruturas.
Seu ataque não é muito agressivo e suas colônias são mais singelas. Mas, ainda assim, eles aparecem em grande quantidade, geralmente no começo da primavera. Por isso, é sempre bom tomar cuidado para que uma infestação seja evitada.

Cupins Subterrâneos

Os cupins subterrâneos, por outro lado, são bem mais complicados de se lidar do que o cupim de madeira seca. Mais uma vez, como o nome já indica, eles vivem embaixo da terra, sempre a procura de madeira para se alimentar e são bem mais agressivos e organizados.
Sua presença é geralmente notada pelos cupinzeiros de terra, mas, devido à alta adaptabilidade deles, podem se alojar em madeira, tecidos, couro, papel e, alguns deles, ficam até mesmo dentro do concreto. Isso significa que ainda que a estrutura da sua casa seja de alvenaria, ela pode ser comprometida. Esses cupins também podem atacar cabos de eletricidade.
Alguns sinais básicos de que a sua casa está infestada por cupins subterrâneos são: pintura com bolha ou rachada, madeira oca, pó de madeira pelo chão, asas transparentes e finas pelo ambiente e túneis de barro nas paredes.

dedetização para cupins
Imagem: Shutterstock

Cupins Coleópteros

Os cupins coleópteros compreendem os carunchos e os brocas, e são o tipo de cupim mais presente em todo o mundo.
Ainda que parte dessa espécie se alimente de cereais, a grande maioria se alimenta de madeira.
Os coleópteros são, ao mesmo tempo, os mais fáceis de serem identificados e eliminados, mas também podem se tornar muito perigosos.
Ainda que coloquem seus ovos sobre a madeira, sem escondê-los (facilitando sua identificação), os coleópteros se tornam um grande problema a partir do momento em que as larvas nascem, pois elas se alojam rapidamente dentro da maneira sem deixar qualquer rastro.
E é nessa fase que esse tipo de cupim começa a se alimentar de madeira e danificar estruturas.

Por que o veneno comum não mata cupim?

A aparente fragilidade dos cupins pode enganar você, te fazendo pensar que a dedetização dos cupins não é necessária. Afinal, quando longe de suas colônias, os cupins podem ser facilmente mortos à simples exposição ao sol ou com um jato d’água. Quando estão em sua fase de ninfas (os insetos que costumamos ver em volta das luzes da nossa casa), por exemplo, o veneno comum também é bastante efetivo.
Porém, novamente, não se engane. A partir do momento em que encontram abrigo, os cupins ganham também alimento e resistência. Muitos deles nem aparecem. Por isso demoramos tanto para notar que temos cupins em nossas casas. Eles preferem se esconder no mobiliários de madeira – ou na própria casa – do que se exporem e correrem o risco de serem mortos com facilidade.
Por essa razão o veneno comum encontrado no mercado não é efetivo. Você pode matar os insetos aparentes, mas e os que estão escondidos onde você não pode ver? Se o foco da infestação continua, ela também continuará.
Além disso, muitas pessoas recorrem à soluções caseiras como querosene, vinagre ou óleo de motor. Mais uma vez: essas substâncias são ineficazes e algumas delas até inflamáveis. Ou seja, apresenta um grande perigo para você e para a sua família.

E quanto aos venenos próprios para a dedetização de cupins?

Existem no mercado venenos que de fato prometem combater e matar cupins. São venenos próprios e que realmente apresentam resultados. Mas existe também um problema. O manejo inadequado desses produtos pode ser perigo, além de ineficaz. Essas substâncias são tóxicas, você desperdiça seu dinheiro com elas e ainda pode causar tosse, náusea, vômito, falta de ar e irritação no aparelho respiratório em quem a inalar.
Com a inalação não aparecerão apenas sintomas inconvenientes. A substância apresenta consequências para a saúde e elas são sérias. Especialmente para idosos, crianças e pessoas que já possuem problemas respiratórios.
Portanto, fica bem claro que se arriscar não vale a pena. Além disso, é muito improvável que você encontre sozinho a origem da infestação.
Ao buscar o serviço de um especialista para a dedetização de cupins, você não terá nenhum desses problemas e seu investimentos será convertido em economia, já que o desperdício e qualquer chance de danos à sua casa serão resolvidos de maneira apropriada.

Diferentes tipos de dedetização para cupins

Agora que sabemos que o ideal é procurar ajuda profissional, vamos conhecer os três principais tipos de dedetização para cupins!

Pulverização

A pulverização é uma técnica de dedetização antiga e bastante comum. Nela, borrifa-se o inseticida que foi antes misturado em uma solução líquida. Essa mistura não apresenta odor forte e também tem um grau tóxico menor. Esse tipo de dedetização não combate apenas cupins, mas outros insetos no geral: baratas, aranhas, pulgas, escorpiões, carrapatos, entre muitos outros.
Além disso, possui a vantagem de ter um efeito prolongado sobre o ambiente, obrigando também todos os insetos a abandonarem seu esconderijo. Isso não significa ter insetos zanzando pela sua casa. A praga, seja ela qual for, é eliminada imediatamente.

dedetização para cupins
Imagem: Shutterstock

Polvilhamento

No polvilhamento a dedetização é feita através de um pó químico. Devido à essa consistência, sua eficiência é maior em locais como dutos de água ou esgotos. Por isso é mais comumente utilizado para o combate de baratas.
O polvilhamento também possui efeito prolongado, odor e toxicidade reduzidos, assim como a pulverização.

Gel inseticida

Há, por fim, a aplicação de um gel, geralmente feita através de uma seringa ou pistola especial, atuando sobre os insetos de maneira indireta ou através de sua ingestão.
Assim como as outras formas de dedetização de cupins, o gel não tem odor forte e seu efeito é prolongado.

Agora que temos todas essas informações, resta escolher uma empresa de confiança para a dedetização dos cupins da sua casa. A Limpecom é especializada em combate e controle de pragas, então se estiver precisando de ajuda, é só falar com a gente: (16) 3461-2000!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *