O calor vem chegando, e com ele as BARATAS

baratas

Em épocas quentes do ano é bastante comum sermos surpreendidos por visitantes desagradáveis que perturbam nossa paz. Você já deve ter reparado que as baratas costumam surgir com frequência quando as temperaturas sobem. Mas por que será que isso acontece?
Com certeza esse hábito tem muito a dizer sobre esses insetos. E, já que chegamos nas épocas mais quentes, por que não saber a razão por trás disso?
No inverno, logo percebemos que a quantidade de insetos que vemos dentro e fora de nossas casas diminui. Isso acontece porque os insetos têm sangue frio. Muitos deles morrem durante as baixas temperaturas e os que continuam vivos diminuem o ritmo metabólico e não saem de seus esconderijos. Além disso, ao ficarem lentos, não se reproduzem com tanta rapidez, por isso a quantidade de indivíduos é reduzida.
Mas no calor as coisas são bem diferentes.

Baratas: umidade e calor

Quando as temperaturas voltam a subir, as baratas que antes se mantinham longe de nossos olhos, de repente, se tornam mais uma vez ativas. Em atividade, elas procuram fontes de alimento e multiplicam-se intensamente.
Além da reprodução, as altas temperaturas também ajudam as pequenas baratas a se desenvolverem e prosperarem. Quando está quente, o metabolismo delas aumenta e elas se desenvolvem com mais rapidez.
Mas, apesar do número excessivo no verão, as baratas não gostam do sol. Na verdade, elas gostam do escuro. Por isso, mais uma vez, a nossa casa parece um ótimo esconderijo para escapar do calor e também, claro, encontrar comida. As baratas podem sentir a umidade no ar. Ambientes quentes e úmidos são o que elas gostam. A busca por umidade geralmente as leva para lugares específicos de nossas casas: com frequência as encontramos em cozinhas e banheiros.
Porém, seja para escapar do frio ou do calor, uma vez que as baratas estão do lado de dentro, elas vão se multiplicar e crescer. Quando ocorre uma infestação pode ser extremamente difícil de erradicá-las completamente sem ajuda profissional. Como as baratas normalmente não saem durante o dia, é fácil não perceber que sua casa está cheia delas. Tome cuidado.

O perigo de uma infestação de baratas

As baratas gostam de criar seus ninhos perto de uma fonte de alimento. E os lugares onde as encontramos normalmente, como já vimos, são as áreas da cozinha e do banheiro. Embaixo dos fogões, geladeiras ou em rachaduras e fendas.
Geralmente não vemos as baratas durante o dia. Só em casos em que a quantidade já é muito grande. Então, atenção: todo o esforço deve ser feito para controlar uma infestação de baratas. Elas podem espalhar doenças e bactérias perigosas com facilidade. Não podemos esquecer que elas adoram sair à noite em busca de comida. Com isso transferem germes para as superfícies dos alimentos que comeremos mais tarde.
Além disso, saliva, excrementos e partes do corpo de uma barata também são conhecidos por causar problemas mais sérios, como alergia e asma, especialmente em crianças.

baratas
Imagem: Shutterstock

Então, lembre-se: se estiver com problemas com baratas (ou qualquer outra praga urbana) não hesite em procurar ajuda profissional. Com um clima tropical como o nosso, fica fácil para as baratas se espalharem. A Limpecom estará aqui sempre que você precisar. Resolva seus problemas, ligue para a gente e peça um orçamento: (16) 3461-2000!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *