Caixa d’água: polietileno, fibra, amianto

caixa d´água

Você já pensou de qual material é feita a caixa d’água da sua casa? Existem materiais diferentes, com capacidades diferentes. E até mesmo um deles que não fazem bem para a sua saúde. Portanto, fique atento e entenda melhor com a gente.

Caixa d’água de polietileno

A caixa d’água de polietileno tem como principal característica sua leveza e alta durabilidade, sendo capaz de durar por cerca de 30 anos. Ela é feita de polietileno, um dos plásticos mais usados no mundo. Devido à sua leveza, é de fácil manuseio e transporte. Por isso, sua instalação é igualmente simples.
Esse material a torna resistente contra:

  • Impacto;
  • Agentes químicos;
  • Mudanças de temperatura;
  • Condições climáticas adversas;
  • Raios UV: a caixa d’água de polietileno não são transparentes. Isso garante que não haja exposição do líquido ao sol, o que minimiza o crescimento de algas.

Os modelos mais recentes são feitos para também contarem com proteção contra bactérias, bem como insetos e outras impurezas. Garantindo que não contaminem a água. Com isso, se tem uma água com maior qualidade.
Por causa da sua capacidade de armazenamento que varia entre 300 e 16 mil litros, as caixas d’água de polietileno são escolhidas por aqueles que não precisam de uma grande capacidade de provisão.

Caixa d’água de fibra de vidro

A caixa d’água de fibra de vidro é feita da mistura de resina e fibra de vidro, o que também garante a sua leveza. Proporcionando fácil transporte e instalação, assim como com a caixa de polietileno. Porém, diferentemente do outro material, a fibra de vidro não é tão resistente a impactos. Em decorrência, a sua manutenção deve ser feita com mais cuidado.
Alguns dos seus pontos positivos são:

  • Resistência à corrosão;
  • Capacidade de suportar temperaturas extremas.

Esse tipo de caixa d’água é uma escolha popular tanto para empresas quanto para residências devido à sua alta capacidade de armazenamento: 25 mil litros.

Caixa d’água de amianto

A caixa d’água de amianto é o tipo menos comum entre os brasileiros e são comuns em edifícios mais antigos. O material é resistente a fogo, calor e eletricidade. Além disso, também é um bom isolante térmico.
Porém, estudos mostraram que a exposição ao amianto apresenta sérios riscos à saúde. A exposição durante um longo tempo ao amianto foi associada à doenças pulmonares graves, como câncer.
Beber água de uma caixa d’água de amianto não necessariamente causa câncer. Mas quando a caixa é danificada, fibras de amianto são liberadas. Aí está o problema porque a água fica contaminada.
A limpeza desse material também é complicada porque, ao esfregarmos esse tipo de caixa d’água, amianto pode ser liberado.
Por isso, se esse é o tipo de caixa d’água da sua residência, recomendamos a troca imediatamente.

caixa d´água
Imagem: Shutterstock

Assim como recomendamos, se for o seu caso, a troca da caixa d’água de amianto, também precisamos lembrar da importância de se manter a caixa d’água limpa. Pelo mesmo motivo: a sua saúde. Se a caixa não for limpa regularmente, a água pode ficar contaminada, o que irá causar inevitavelmente uma série de doenças em quem a consumir. Por isso, mantenha a sua caixa d’água sempre limpa, por um profissional, e preserve sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *