Tipos de aquecimento solar para residências

aquecimento solar

O aquecimento solar é uma maneira econômica de garantir que as pessoas que vivem na sua casa possam desfrutar da água quente sempre que quiserem. Sem peso na consciência.
Sabemos bem que banhos quentes, por exemplo, tem um impacto bem significativo no valor da conta de luz no fim do mês. Então, investir em um aquecedor solar é, sem dúvidas, um grande ganho. E não é só para o nosso bolso. Mas para a natureza também!
Quer saber como o aquecimento solar funciona e quais os tipos disponíveis? Acompanhe com a gente.

1. Coletor solar plano

Este tipo de aquecedor solar é o mais conhecido e utilizado aqui no Brasil. Ele é formado basicamente de quatro partes principais:

  • Placa absorvedora: formada pela serpentina e pela aleta. A serpentina é geralmente feita de cobre ou de inox. Embora o cobre seja mais eficiente, o aço inox é mais resistente ao congelamento que ocorre durante geadas. Então, a escolha depende de qual lugar do país você vive. A aleta é normalmente de alumínio e fica fixada à serpentina. E essa junção, como já sabemos, forma a placa absorvedora. É recomendado que essa placa possua uma pintura específica para potencializar a absorção da energia solar, já que quando se aquece, ela transfere o calor para a água contida dentro da serpentina;
  • Isolamento térmico: como podemos supor, o isolante térmico tem o importante papel de manter o calor coletado pela placa absorvedora. Esse tipo de aquecedor solar fica em cima do telhado, então é muito fácil de perder o calor por causa do vento. Por isso, o isolante térmico é tão importante;
  • Caixa externa: responsável por proteger a isolante térmico e a placa absorvedora;
  • Cobertura: ela é um componente que deve facilitar a entrada de raios solares e também tornar difícil a sua saída. Por essa razão, ela é normalmente feita de vidro para facilitar o aquecimento solar.

A grande vantagem desse tipo de aquecimento solar é o seu custo-benefício. Não requer um grande investimento se comparado às outras opções e você ainda vai ter a economia esperada na conta de luz.

2. Aquecedor solar a vácuo

aquecimento solar
Imagem: Shutterstock

Agora que já vimos como funciona a forma de aquecimento solar mais comum, fica fácil de entender como funciona o aquecedor solar a vácuo.
Esse tipo de aquecedor é formado por vários tubos a vácuo que ficam lado a lado. Esses tubos por sua vez reúnem todas as quatro partes do coletor solar que já vimos: a caixa externa, a cobertura, o isolamento térmico e a placa absorvedora. Eles são formados da seguinte maneira:

  • Há uma camada externa, protetora, que se comporta como a caixa externa e a cobertura;
  • Existe um tubo interno que funciona como a placa absorvedora e que transmite o calor para a água que corre em seu interior;
  • Entre esses dois componentes há uma camada de vácuo que age como isolante térmico.

Comparado ao coletor plano, esse tipo de aquecimento solar possui a vantagem de ter um isolante térmico mais eficaz. Ou seja, tem uma capacidade de aquecimento mais potente. Portanto, são ideais para regiões mais frias. Além disso, o aquecedor a vácuo não possui nenhum material feito de metal. Isso faz com que não existam quaisquer problemas causados por corrosão.
Por outro lado, ele possui a desvantagem de não contar com fabricação nacional. Isso significa que todos os produtos são importados, o que torna difícil resolver problemas com o aparelho em caso de defeito.

3. Aquecedor a vácuo acoplado

Esse aquecedor solar possui um sistema igual ao aquecedor a vácuo comum. O que muda é que ele é mais econômico. Isso acontece porque os coletores ficam no próprio reservatório d’água.

aquecimento solar
Imagem: Shutterstock

Podemos ver que cada um deles são uma escolha melhor dependendo da situação. Seja devido ao dinheiro disponível para o investimento, seja devido ao lugar do país que você mora. Mas nós temos uma dica valiosa que se aplica a qualquer um dos tipos de aquecimento solar que você escolher adquirir.
É importante limpar o seu aquecedor solar periodicamente. Sabe por quê? Lembra quando explicamos que o aquecimento solar funciona ao coletar a energia do sol? Imagine se eles ficarem sujos. Isso seria um desperdício do seu investimento já que a sujeira impede que o calor seja captado. Então, por mais que seja fácil se esquecer do seu aquecedor solar por ele estar no telhado, não deixe de lembrar da limpeza dele. Ele fica sujo com facilidade e a chuva não é o bastante para limpá-lo adequadamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *