Como o ambiente do trabalho pode afetar na produtividade!

Não é novidade que o ambiente externo pode influenciar as pessoas na hora de manter a concentração. Por causa disso, um local de trabalho bagunçado, barulhento, sujo – sem organização, no geral – pode influenciar na realização das tarefas de todos os membros da equipe. Saiba como tais fatores podem atrapalhar seus serviços e aprenda como melhorar a produtividade no escritório!

Por que me preocupar com o ambiente de trabalho?

São muitas as pesquisas que existem hoje em dia e que discutem o assunto. Uma delas, da Steelcase (empresa americana de móveis corporativos), feita através de um estudo com mais de 10 mil trabalhadores, aponta que funcionários altamente satisfeitos também são os mais engajados com o serviço que desempenham. E, para ter funcionários satisfeitos, é preciso tê-los trabalhando em um local confortável e limpo. Isso quer dizer que ter patrões ou líderes que se preocupem com a limpeza e organização do escritório faz toda a diferença na hora de obter resultados no trabalho!
Outras informações dizem que, além de limpeza, organização e silêncio, existem outros fatores que podem influenciar na produtividade. No total, então, são eles:

  • Iluminação;
  • Limpeza;
  • Organização (ligada à disposição de móveis e também aos elementos de trabalho, como papéis, computadores etc.);
  • Silêncio;
  • Ergonomia (reação do corpo ao ambiente de trabalho, principalmente o que diz respeito ao conforto);
  • Semiótica (relação psicológica do trabalhador com o espaço).

produtividade escritório

Como ter mais produtividade no escritório?

Tendo em vista os possíveis casos de distração acima citados, percebe-se que a maioria deles está relacionado ao aspecto visual do ambiente. Ou seja, ter um aspecto visual agradável proporciona uma noção de pertencimento no trabalhador, que não se sente incomodado por estar presente em um espaço que não o comporta.
Sendo assim, abaixo estão as maiores medidas a serem adotadas para melhorar o espaço de trabalho e, consequentemente, a produtividade no escritório:

Melhorar a iluminação

Um ambiente escuro, além de prejudicar a vista dos funcionários, também interfere no desempenho dos mesmos, uma vez que diminui o ritmo de trabalho.

Se livrar da poluição visual

Muitas cores, tipos de móveis diferentes, quadros e bagunça podem causar um visual muito carregado. Tal confusão pode ser transferida para dentro dos pensamentos dos funcionários. Desse modo, é preciso que as paredes sejam pintadas de cores claras e acolhedoras e os móveis, bem como a decoração, não sejam exagerados e combinem entre si. Ainda, é indispensável que a papelada e o material de trabalho no geral sejam organizados, tendo locais próprios para serem guardados – e que também devem ser respeitados pelos trabalhadores!

Investir na limpeza

Ninguém se sente confortável ao trabalhar em um ambiente sujo. Afinal, a sujeira pode ser responsável por atrair mau cheiro e bichos, assim afetando diretamente no bem-estar da equipe e também na saúde de todos. Por isso, para ter uma boa produtividade no escritório, é imprescindível que a limpeza do mesmo esteja em dia!
O recomendado nesse caso, então, é que você pesquise sobre empresas de limpeza profissional existentes no mercado e contrate aquela que melhor se encaixa na realidade do seu escritório! Se quiser mais dicas sobre o assunto, clique aqui!

produtividade escritório

Deu para ver que para uma maior produtividade no escritório é necessário ter um ambiente confortável, né? Coloque em prática nossas dicas e esteja pronto para maiores resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *